A cirurgia bariátrica é uma estratégia de emagrecimento em casos de obesidade moderada e grave, e seus benefícios metabólicos são inegáveis, muitas vezes compensando os possíveis efeitos colaterais que possam ocorrer.
Um ponto de atenção pós cirurgia é a saúde óssea. A própria obesidade possui efeitos deletérios na saúde óssea, por diversos mecanismos, dentre eles: deficiência de vitamina D (por ser lipossolúvel e vitamina D fica mais "diluída", ficando em níveis mais baixos nos obesos), hiperparatireoidismo secundário crônico (o aumento da leptina nos obesos leva a um aumento do PTH), além do aumento do risco de quedas por desequilíbrio, maiores taxas de osteoartrose, etc. As cirurgias disabsortivas (Y de Roux, Capella) aumentam o risco de fraturas clinicamente importantes após 2 anos de cirurgia, principalmente em quadril e antebraço.
Além disso, a cirurgia bariátrica e a perda de peso que se segue também contribui para piorar a saúde óssea e aumentar o risco de osteoporose, pelos mecanismos abaixo:
1) Malabsorção e alterações nos hormônios calciotrópicos (Ca, vit D e PTH): ocorre apenas nas cirurgias disabsortivas. Neste caso, a recomendação é de suplementação de proteínas (60- 120g por dia ou 1-1.6g/kg/dia), cálcio (1-4g por dia em doses fracionadas, de preferência citrato de cálcio que não necessita do ambiente ácido estomacal para sua absorção), e vitamina D conforme dosagem sanguínea para atingir meta de >30.
2) Alterações nos hormônios do trato GI, adipocinas e esteroides sexuais
3) Redução da carga mecânica e perda de massa muscular: este mecanismo parece ser mediado pelo aumento da esclerostina, que pode ser evitado com a prática de exercícios físicos resistidos (musculação, funcional, pilates)
As recomendações de acompanhamento e tratamento das doenças ósseas antes e após cirurgia bariátrica foram evoluindo ao longo dos anos, com o entendimento cada vez melhor sobre o tema. Tais recomendações podem ser sintetizadas nas figuras abaixo:
Fonte: adaptado da brilhante apresentação "Investigação óssea pós cirurgia bariátrica: cuidados e recomendações", professora Dra Regina Matsunaga Martin
Comments